A roupa ideal para o Atacama: calça bailarina de lycra + tênis + camiseta de manga longa fresquinha + boné + óculos escuro. |
Quando estava fazendo as malas para o Atacama, fiquei cheia de dúvidas sobre o que levar para enfrentar um tempo tão doido como o de lá, que varia de temperaturas negativas para o calor de Brasília em setembro (aquele calor forte e seco, sabe?) NO MESMO DIA. Além disso, passei dois dias em Santiago na mesma viagem e tinha que levar isso em consideração na hora de arrumar a mala (e não queria passear na cidade de tênis de corrida hehehe).
No Atacama, o esquema de se vestir em camadas é essencial. A base ideal, na minha opinião, é o combo legging/calça bailarina com camiseta de manga longa de algodão ou daqueles materiais esportivos. Nos pés, tênis ou bota de caminhada. A partir dessa base, você vai construindo as camadas, para enfrentar os momentos mais frios. Por cima da camiseta de manga longa, um fleece para aquecer e, por cima do fleece, uma jaqueta corta vento. O tempo foi esquentando? Tira a jaqueta ou tira o fleece e mantém a jaqueta (o que fiz muito lá, já que, apesar do sol, tem muito vento frio).
Camiseta de algodão e boné são essenciais. |
Caso você seja um viajante recorrente, pode valer a pena comprar o combo fleece + jaqueta corta vento, que eles chamam de jaqueta 3 em 1 (já que dá para usar só o fleece, só a corta vento ou os dois juntos). Acabei pegando emprestado, mas só porque não me organizei para comprar na internet com a antecedência necessária e aqui em Brasília os preços desse tipo de artigo são absurdos. Nas minhas pesquisas, encontrei bons produtos e os melhores preços na loja online da Decathlon. Dá para comprar os dois produtos separados também (só o fleece ou só a corta vento), mas a jaqueta 3 em 1 acaba tendo um preço melhor, além das partes se encaixarem perfeitamente.
Não conhecia o produto, mas usei nessa viagem e adorei a praticidade e a versatilidade. Me senti sempre confortável em todas as situações, de -9º a 27º!
Jaqueta 3 em 1 modelo Forclaz da Quechua. Achei aqui. |
Jaquela 3 em 1 Modul Arpenaz da Quechua. Achei aqui. |
Um dos passeios, para visitar os Gêisers del Tatio, sai às 4 da matina e sobe a 4.321 metros de altitude. Pegamos -9°, e pode ser ainda pior no inverno. Assim, é preciso levar também um gorro e cachecol de lã bem quentinho, luvas, uma calça segunda pele de lã e meias grossas. No meu caso, como levei apenas um tênis normal, desses de caminhada e corrida, senti muito frio nos dedos (doeu muito!), já que o tênis é daquele material "furadinho", sabe?. Mas foi suportável (e não me faria levar outro sapato só para essa ocasião). De qualquer forma, à medida que o sol saiu, as temperaturas subiram e já ficou beeeem mais confortável do que os -9° iniciais.
No passeio aos Gêisers, é preciso caprichar nas camadas, porque as temperaturas são baixíssimas. |
A minha mala para o Atacama e Santiago:
A minha mala, que foi uma daquelas que não precisa despachar, para 10 dias no Chile. |
O que eu levei:
Na linha superior da foto:
- Máquina fotográfica + bolsa
- Mochila (essencial para usar nos passeios, para levar um lanchinho, protetor solar, guardar o casaco depois que o tempo esquenta, etc)
- Blusa e calça segunda pele
- Luva
- Cachecol quentinho
Na linha logo abaixo:
- 5 camisetas de manga longa
- Pijama
- Meias (uma delas deve ser bem grossa ou de lã, para o passeios dos Gêisers e o Astronômico)
- Boné (Indispensável!!)
Na penúltima linha:
- 2 camisetas sem manga
- 3 leggings (um separei só para a viagem de avião, para viajar limpinha e confortável também na volta! :-))
- 2 lencinhos, para fazer charme e compor o look (ui!). O estampado de azul e verde é mais quentinho e usei bastante no Atacama, como um cachecol mais leve
- Short jeans (só usei no hotel mesmo, para ficar no quarto)
Para os 2 dias em Santiago (canto direito da foto):
- 3 camisetas
- 1 calça jeans
- 2 colares
- 1 casaquinho de linha
- Biquíni
- Sapatos: um tênis (que viajei usando), uma sapatilha e havaianas.
O orgulho de viajar leve: tudo isso coube numa mala de tamanho P, que não precisa despachar :-) |